03.01.2020 às 19:07
Acompanhe as lives do canal da MRS no YouTube
Em agosto de 2019, o canal da MRS no YouTube lançou mais uma novidade: transmissões ao vivo, com entrevistas e discussões sobre temas relevantes sobre a relação das comunidades com a ferrovia. Três transmissões já foram realizadas. Uma delas mostrou uma apresentação teatral voltada para a conscientização com relação à segurança ferroviária. Depois, a live abordou a importância da prudência e atenção nas passagens em nível e passagens de pedestres. A mais recente transmissão ao vivo tratou do descarte irregular de lixo na ferrovia, um problema que afeta à população e à operação ferroviária.
Fique atento para as próximas transmissões. Inscreva-se no Canal da MRS no YouTube e ative o sininho de notificações para ser avisado sobre as lives.
Por MRS
27.12.2019 às 11:09
Artigo: Não há nada tão bom que não possa melhorar
Por Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais

Há cinco anos o Governo Federal vem conduzindo um complexo e importante processo: a renovação antecipada das concessões de transporte de carga pela ferrovia. O tema é estratégico para o crescimento do país e a MRS Logística é uma das empresas cuja renovação das atividades está em análise pelo órgão regulador – a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) -, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério da Infraestrutura, que é o formulador das políticas públicas para o setor.
Para além dos óbvios interesses da empresa na renovação antecipada, esse processo estimula, de forma inequívoca, o incremento do share deste modal na matriz de transportes brasileira através de investimentos estruturantes, não somente em obras de ganho de capacidade ferroviária, como é o caso da ampliação de pátios, remodelação da via permanente, compra de novos vagões e locomotivas e construção de terminais intermodais, mas também em melhorias com relação à segurança ferroviária, com obras que eliminarão conflitos urbanos. Construiremos viadutos, passarelas, segregações de linha de carga e de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, além de uma infinidade de obras que garantirão uma melhor convivência entre a ferrovia e os nossos vizinhos: a comunidade.
Tudo isso vai ser possível e está sendo discutido no âmbito da renovação da concessão da MRS. Esse é um instrumento já previsto no nosso contrato de concessão e ganhou ainda mais força com uma legislação específica e novas normas para o setor. A renovação só será possível mediante a contrapartida de investimentos obrigatórios que darão início a um ciclo intenso de evolução da logística do Sudeste brasileiro. Isso significa mais emprego e renda, mais competitividade para a nossa indústria e, de quebra, custos inferiores para o consumidor final.
A concessão original da MRS foi estabelecida em 1996, com duração até 2026. Com a renovação antecipada, esse prazo será estendido por mais 30 anos, seguindo até 2056. Para a companhia, essa ampliação de horizonte é fundamental para permitir que os investimentos possam continuar sendo realizados, produzindo retorno em tempo hábil. O Plano de Negócios, submetido pela MRS, tem investimentos que podem superar R$ 7,5 bilhões, sendo R$ 4,4 bi destinados a projetos de interesse público e o restante a obras de ganho de capacidade para o modal. O portfólio de projetos foi discutido com a sociedade através de audiências públicas, realizadas em 2019, e será avaliado e definido pelo Ministério da Infraestrutura, claro, passando pelo crivo da ANTT e do TCU.
Os investimentos da MRS serão também fundamentais para reaquecer a indústria ferroviária nacional, produzindo efeito econômico em cascata nos três estados em que atua. Serão montantes extremamente expressivos para o próximo ciclo, chegando a R$ 17,7 bilhões por meio dos investimentos para aumento de capacidade (aquisições de novos vagões e locomotivas, por exemplo) e os de sustentabilidade dos ativos (como muitos dos investimentos relacionados à renovação da via férrea).
Nosso Plano de Negócios tem forte ênfase na expansão do que costumamos chamar de Carga Geral. Nessa categoria estão todos os tipos de carga em contêineres, produtos siderúrgicos, insumos para a construção civil, enfim, tudo o que não é commodity mineral. Até aqui, o nosso crescimento neste segmento já foi representativo, hoje a Carga Geral corresponde a 32% de tudo o que transportamos. Com os investimentos da renovação, essa participação tende a superar os 47% ao longo do novo prazo de concessão.
Com o processo de renovação, haverá uma ampla modernização regulatória, isto é, dos mecanismos de controle e aferição da performance do concessionário sob o ótica do Poder Concedente (a União). Estão previstas iniciativas em áreas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico e novos compromissos com a preservação da memória ferroviária, entre outros aspectos aprimorados para esta nova fase da concessão da MRS.
Em seus 23 anos de existência, a MRS conseguiu reverter o delicado quadro que se apresentava, na segunda metade dos anos 1990, para se enquadrar entre as mais produtivas ferrovias de carga do mundo. Logo nos dez primeiros anos após a renovação da concessão, um período curto para a escala ferroviária, já serão sentidos os efeitos ampliados sobre clientes, sobre as economias de estados e municípios onde a MRS está presente e sobre a indústria ferroviária.
Foi uma longa caminhada até aqui, sustentada pelo trabalho dos ferroviários, investimentos constantes e muita inovação. Mudando um pouco o ditado popular, nada é tão bom que não possa melhorar. Estamos em busca de um novo começo, uma nova jornada em direção à ferrovia do futuro. #mrs2056
Por MRS
13.12.2019 às 17:49
MRS foi destaque na 7ª edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte

Na última quarta-feira, 11/12, foi realizada a 7ª edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, reconhecimento dado pela Secretaria Especial de Esportes às empresas e entidades que mais contribuem para o crescimento e fortalecimento do desporto nacional por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A MRS foi uma das premiadas na categoria Amigos do Esporte Educacional, pelas atividades apoiadas pela companhia ao longo de 2018. O presidente Guilherme Mello recebeu o prêmio em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo (SP).
“A MRS entende que tem um papel a cumprir. Somos uma empresa comprometida com o crescimento do Brasil e esse crescimento passa também pelo apoio a iniciativas que ajudem, por exemplo, crianças e jovens em situação vulnerável a ter no esporte uma ferramenta de educação, de formação de valores. É um orgulho ter esse esforço reconhecido pela sociedade, assim como já é reconhecido por aqueles que são beneficiados pelos projetos que apoiamos. Tudo isso ganha ainda mais relevância quando vemos nossa empresa ao lado de grandes empresas do país”, afirma Guilherme Mello.
A MRS tem como estratégia, desde 2016, apoiar projetos de núcleos esportivos, cujas atividades são realizadas fora do turno das aulas regulares e que sejam direcionados a crianças em situação de vulnerabilidade social. Os núcleos são coordenados por profissionais de educação física e buscam desenvolver aspectos como disciplina, concentração, trabalho em grupo, além de serem vetores para aumento da qualidade de vida das crianças e jovens.
Atualmente, há três grandes projetos esportivos que recebem apoio da MRS via LIE: Esporte por um Mundo Melhor, que oferece aulas de vôlei e futebol de salão a quase 1 mil crianças nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro em municípios como Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Itaguaí, Mangaratiba, Juiz de Fora, Carandaí e Belo Horizonte; Educando pelo Esporte, com 150 crianças tendo aulas de Vôlei, basquete e atletismo nos municípios de Itaquaquecetuba e Suzano; Settaport, onde cerca de 100 crianças de Santos e Cubatão recebem aulas de futebol de salão. A previsão é de que todos os projetos tenham continuidade em 2020, inclusive com a ampliação do número de crianças beneficiadas no Settaport.
“As ações apoiadas pela MRS são de grande qualidade e, no total, beneficiam quase 1.300 crianças e jovens nos três estados onde atuamos. Com as aulas, eles desenvolvem habilidades variadas, tanto esportivas como sociais, como o convívio com diferentes pessoas, o respeito às regras dos esportes, a disciplina de aprender as técnicas. Para muitas dessas crianças, essa é a única oportunidade de contato com a prática esportiva”, diz a Especialista em Relações Institucionais, Verônica Mageste.
Por MRS
06.12.2019 às 18:58
Obras de revitalização de PNs em comunidades de Três Rios e Lorena
O objetivo de reconstruir 21 passagens em nível (PNs) ao longo da linha férrea em 2019 está prestes a ser alcançado pela MRS Logística. Em novembro, mais duas PNs foram revitalizadas e entregues às comunidades das cidades de Três Rios (RJ) e Lorena (SP), totalizando 19 obras de revitalização.
Nos locais, foram instalados dispositivos como direcionadores de fluxo e sinalização, oferecendo ao usuário mais segurança para cruzar a ferrovia. A especialista ferroviária Ivilmara Castro afirma que, como de costume, as passagens são escolhidas levando em consideração, por exemplo, o fluxo diário de circulação de pessoas.
“As passagens em nível recebem serviços como capina, limpeza, pintura, direcionadores de fluxo, sinalização e recapeamento asfáltico. Tudo é feito pensando na integridade de quem transpõe os trilhos”, destaca.
O também especialista ferroviário Luciano Cabral comemora a entrega nos dois municípios. Com a ação de reconstrução em Lorena, por exemplo, o número de intervenções planejadas para São Paulo em 2019 foi alcançado e as obras em Três Rios demandaram cuidados adicionais.
“Entregamos esta PN para os moradores do bairro Purys, no município de Três Rios, com a sensação de dever cumprido, pois muitas pessoas transitam neste local para acessar a região diariamente. O agravante é que foi uma obra de complexidade superior, que contou com uma grande escada para o acesso, em uma área muito íngreme”, explica Cabral. “Com certeza é uma das melhores entregas que já fizemos, com foco total nos benefícios para a comunidade. Esperamos manter o nível de atendimento para 2020”, conclui.
Por MRS
02.12.2019 às 17:17
Descarte de lixo: empresa investe em ações de conscientização em áreas próximas à via
A ação conjunta da MRS com moradores do Ambaí, bairro da cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), resultou numa significativa redução no descarte irregular de lixo na faixa de domínio da ferrovia. Ao longo do segundo semestre de 2019, a empresa instalou 14 lixeiras em sete pontos da região, além de ter promovido ações de sensibilização junto aos moradores da comunidade.
Os resultados são uma redução de cerca de 80% no descarte irregular, o que dá mais segurança à operação ferroviária e melhores condições sanitárias para a própria comunidade local. O material descartado nas lixeiras instaladas pela MRS é recolhido pelos serviços locais de coleta regular de lixo, que dão o encaminhamento correto aos resíduos.
A via férrea que corta o Ambaí compõe o ramal do Arará – trecho que corta diversos municípios do Grande Rio, como a própria capital, Japeri, Belford Roxo, São João de Meriti e Nova Iguaçu, em direção ao Porto do Rio. Apenas nesse ramal, a MRS coletou 8,4 mil toneladas de lixo descartado irregularmente, entre os meses de janeiro a outubro. A complexidade desse trecho exige que o processo de coleta seja específico, com uma operação diferente daquela que atende aos demais ramais.
No estado do Rio de Janeiro, além da ação em Nova Iguaçu, foram instaladas 55 lixeiras pela MRS, distribuídas regiões próximas à faixa de domínio nos municípios de Barra do Piraí e Paraíba do Sul.
Descarte irregular
O descarte irregular de lixo na faixa de domínio é uma questão que a MRS acompanha com atenção. Entre os meses de janeiro e outubro de 2019, a empresa recolheu 10,5 mil m³ de lixo na faixa de domínio da ferrovia considerando os três estados onde atua: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Como a atividade ferroviária não é geradora de resíduos, a presença de lixo na faixa de domínio (área no entorno da ferrovia sob concessão da empresa) é consequência do descarte irregular, comportamento que afeta não apenas a MRS, mas também as comunidades que moram próximo à via férrea.
O acúmulo de lixo traz problemas como o entupimento dos sistemas de drenagem de água pluvial, a proliferação de mosquitos e de ratos, muitas vezes, vetores de doenças para os seres humanos. A temporada de primavera-verão, período marcado pelo maior volume de chuvas, exige atenção adicional ao tema.
Por MRS